segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

GRANDES VIAGENS NA MINHA TERRA PEQUENA

Ouves o grito?
Ouve-lo mais alto, sempre mais alto e cada vez mais fundo?...
- É preciso matar segunda vez os mortos.
Raul Brandão, Húmus.

Tive a oportunidade de, nos últimos três dias, realizar uma viagem. Fui ao coração da Serra da Estrela. Uma grande viagem a um cantinho recôndito do "rectângulo" que é Portugal. Não fui à procura da neve nem, tão-pouco, do famoso queijo da serra. Queria somente encontrar tranquilidade, nas montanhas, mais perto do céu.
Subi caminhos de pedra, ofegante e com o interior rasgado. Trouxe comigo fragmentos do passado, alguns muito especiais que me marcaram intensamente. Murmúrios do ontem. Páginas amareladas pelos anos, com um característico cheiro a guardado...
Não havia lugar algum para fugir. Decidi deixar para trás o baú de recordações, tendo a plena convicção de que o que passou, passou. Não volta mais. Foi tão bom ficar presa a nenhuma esperança e sentir o vento frio a me reavivar a alma!
Fiz das estrelas mensageiras das minhas emoções. Despedi-me na calmaria do silêncio. Com lágrimas mas sorrindo. Consciente e tranquila. Recomeçar. Acreditar, de novo. Difícil mas não impossível! Tentar, pelo menos.


3 comentários:

Concha disse...

Quem nos dá força é a razão.
Vais conseguir!
Para quem já subiu até ao topo da Serra da Estrela,consegue tudo...
Força!
Bjs

Shiatsuterapeuta disse...

Esta foi, no meu entender, mais uma de muitas viagens ao interior de ti mesma, à procura do Bem Maior, à procura do Sentido, à procura da Resposta. Porém, que encontraste tu lá? A imensidão sem tempo nem espaço, o vazio que de tão cheio transborda, lava e transforma, transmutando a densidade em leveza pura, harmonia no seu melhor, a tua essência, a plenitude...
Beijo grande, linda...

Anónimo disse...

Tens a alma e o coração no mesmo lugar, confundem-se.